terça-feira, 23 de agosto de 2011

Governadora Rosalba Ciarlini participa de cortejo cultural nos bairros de Natal


A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta terça-feira, (23), do cortejo "Celebrando a Cultura Popular nos Bairros de Natal" que aconteceu no conjunto Pirangi, e faz parte da programação do Agosto da Alegria. O objetivo dos cortejos, que acontecem nas diferentes zonas da cidade, é levar a cultura popular aos bairros de Natal
Na tarde de hoje se apresentaram 11 escolas de Natal com a participação de cerca de mil e quinhentos alunos da capital e outros oitenta alunos da 10ª Dired, das cidades de cidades de Ipueira e Caicó. Os estudantes apresentaram números de música, dança e teatro.
Para a governadora Rosalba Ciarlini a iniciativa do resgate da cultura popular do Rio Grande do Norte é uma preparação para o futuro. "A cultura popular é o que temos de identidade, quem não cultiva sua história não prepara o futuro. Esse ano já tivemos adesão e apoio muito fortes apesar das dificuldades e pouco tempo de planejamento, para as próximas edições do Agosto da Alegria posso afirmar que o sucesso será sempre crescente", disse a governadora.
Amanhã, (24), será a vez da Zona Oeste de Natal, o percurso do cortejo cultural naquela área tem saída na Escola Municipal Joaquim Honório, seguindo pela Rua Baraúnas, Rua dos Pegas, Mercado das Quintas com destino a Rua São Geraldo. Na quinta-feira, (25), o cortejo acontece na Zona Leste com saída da Escola Estadual Izabel Gondim - Rocas, seguindo pela Rua Pereira Simões, Rua do Areial, Rua Miramar até a Praça do Pescador na Praia do Meio.

1° edição do “Cidadania para Todos” mobiliza população de Santo Antônio


Uma manhã de orientações e atendimentos médicos, para alertar a população sobre a importância da avaliação e cuidados constantes com a saúde. No final, sorteio de brindes e atividades de beleza no centro da cidade. Este foi o cenário da primeira edição do projeto "Cidadania para Todos" realizado, no último sábado (20), no município de Santo Antônio-RN.    
 
 
Desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a prefeitura da cidade, a iniciativa disponibilizou mais de 400 procedimentos de saúde, entre consultas com fonoaudiólogas, otorrino e clinico geral; exames de espectrografia vocal e audiometria; e testes de glicemia e verificação de pressão arterial.   
 
 
O vigia Antônio Paulo da Silva foi um dos primeiros a ser atendido pelos médicos. Foi ao evento em busca de uma consulta audiológica e tentar descobrir o porquê de, há alguns anos, sempre ter que pedir para as pessoas repetir o que falam, para que ele possa realmente compreendê-las.   
 
 
"Algumas vezes fico um pouco constrangido, por exemplo, quando vou ao banco, e já imaginava que precisava ir ao otorrino, porque tenho casos de pessoas na família que já perderam a audição", disse.  
 
 
 
Após o exame de audiometria, foi diagnosticado que Antônio Paulo uma possui perda auditiva severa nos dois ouvidos e recebeu o encaminhamento para a realização de exames complementares e acompanhamento na sede do Instituto Pedro Cavalcanti, em Natal.
 
 
Para a empresária Valéria Cavalcanti, organizadora do evento, a 1° edição do projeto atingiu seu objetivo de levar informação e também facilitar à visita aos profissionais de saúde. "Realizamos um grande número de atendimentos e muitas pessoas puderam fazer exames que, às vezes, nem sabiam que estavam precisando. Principalmente no caso da otorrinolaringologia, que ainda é uma especialidade não tão acessível à maioria da população", destacou.
 
 
A fotógrafa, Ana Maria Adelina da Silva, mora um pouco distante do local de realização do evento, no Distrito de Redenção, mas também não queria perder a oportunidade de fazer a sua consulta e a do seu pai, o agricultor Pedro Adelino da Silva, com o otorrino do Instituto.   
 
 
"Faz quatros anos que não sinto o cheiro direito das coisas e sempre tenho sangramentos nasais, quando o tempo esfria. Como o município está sem essa especialidade, há cinco meses peguei uma ficha de referência e fui a um otorrino em Parnamirim, mas fica complicado fazer o acompanhamento. E, hoje, meu pai também teve um pequeno sangramento, por isso, quando soube, estava na feira e, mesmo atrasada, vim correndo para cá", contou Ana Maria Adelina.
 
 
O evento começou às 8h, com a parte de saúde, nas salas da Escola Estadual Manoel Dantas, onde os moradores eram atendidos por ordem de chegada, e foi até às 14h, no espaço do Pavilhão Antigo, com o sorteio de camisetas, relógios, perfumes e sete bicicletas para as famílias presentes, além de cortes de cabelos gratuitos para adultos e crianças.

PSDB debate geração de empregos com novo Aeroporto de S. Gonçalo


O PSDB deu continuidade nesta segunda-feira (22) aos seminários "Pensar Natal", que neste mês de agosto debate o tema "Empreendedorismo, emprego e inclusão social". Dentro deste assunto, foi abordada a questão da geração de emprego e da necessidade de capacitação dos potiguares para ocupar os futuros postos de trabalho do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
 
A discussão ocorreu no mesmo dia em que, em São Paulo, foi concretizada a concessão da obra para o consórcio Inframérica, vencedor do leilão com uma oferta de R$ 170 milhões. Dessa vez, o encontro do "Pensar Natal" foi realizado no bairro Nordeste.
 
Segundo o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, centenas de postos de trabalho estão abertos atualmente em todo o país. Ainda de acordo com o parlamentar, o que faltam são profissionais capacitados, mão de obra qualificada, para atender a esta demanda.
 
"Nós precisamos criar cursos técnicos para que a população seja capacitada de acordo com as necessidades existentes agora ou no futuro próximo, como no caso das oportunidades que surgirão com o projeto de São Gonçalo", disse o tucano.

Home with right posts

?max-results="+numposts3+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts3\"><\/script>");

Home with right posts 2

Slider right list post